O mercado de alimentos saudáveis já mostrou a que veio. A oferta de produtos com foco em bem-estar e qualidade de vida cresceu e já é visível em prateleiras e freezers.
Neste cenário, o açaí desponta como uma das opções que mais se enquadram naquilo que os consumidores buscam em termos de produtos saudáveis: além de saborosos, agregam inúmeros benefícios à saúde e na prevenção de doenças como câncer.
No caso da linha de açaí da Selfsy, na comparação com outros alimentos, o consumidor tem ainda a vantagem de comprar um produto que vem pronto para o consumo. É tirar do freezer, abrir e saborear. Para o varejista, o fato do açaí cair no gosto do público é um bom sinal. Primeiro porque ele tem a chance de lucrar com um produto em alta, que tem forte ligação com o verão, mas que consegue contornar a sazonalidade com suas características como produto saudável. Dá para montar um calendário promocional e vender açaí o ano inteiro.
E segundo, que o mercado de açaí em pote, onde atua a marca Selfsy, ainda está em expansão. Não há uma marca líder que domine o segmento, como ocorre, por exemplo, no segmento de refrigerantes, em que a Coca-Cola detém a fatia maior do mercado. Para a venda de açaí no varejo, o momento é de estreitar relações com os fornecedores e a partir disso extrair as melhores negociações de preço, prazo e entrega.
Parceria com valor agregado
A Selfsy já trabalha a linha de açaí focada em oferecer diferencias competitivos para seus parceiros do varejo. Um dos segredos para isso é a expertise da Catarinense Congelados, dona na marca Selfsy. A empresa ao longo dos seus 30 anos de atuação desenvolveu uma abordagem diferenciada. O conhecimento do mercado em que atua e a relação que já mantém com seus clientes habituais permite à Catarinense trabalhar de forma mais direta as demandas dos varejistas. São 1.500 pontos de varejos de todos os portes em mais de 50 cidades entre Itapoá e Florianópolis, no litoral de Santa Catarina.
O objetivo não é somente atender com mais eficiência os pedidos (às vezes em até 24h), com preço mais competitivo (e abaixo do mercado), e prazos mais vantajosos. Via Catarinense Congelados, a marca Selfsy também agrega outras ações que ajudam o comerciante a aumentar seu faturamento com a venda do açaí no varejo.
Por ainda ser um mercado aberto, isso dá ao varejista uma margem maior de negociação. E a Selfsy, por sua vez, compreendendo o momento do mercado, também atua da mesma forma, aberta à negociação. E disposta também a incrementar a parceria com o fornecimento de freezers customizados e, principalmente, promovendo degustações e outras ações no ambiente de loja.