O varejista que comercializa açaí como os da marca Selfsy em seu estabelecimento passa a se beneficiar de um segmento que conquista cada vez mais consumidores: o de alimentos saudáveis.
Já sabemos o papel de destaque que o açaí possui no bem-estar e qualidade de vida, além de seus benefícios à saúde e também a praticidade no preparo e no consumo. Isso se reflete diretamente nas vendas e abre possibilidades para que o comerciante possa incrementar seus resultados com a oferta de mercadorias associadas ao açaí no varejo.
Para aproveitar esta oportunidade, o varejista pode traçar sua estratégia em duas frentes:
A primeira não diretamente associada ao açaí, mas ao consumo de alimentos saudáveis. Ou seja, ele pode incrementar o espaço na loja e a oferta de produtos que atendam ao público que está mais atento ao que consome, tendo o açaí como um dos carros-chefes.
A segunda frente foca nas mercadorias que podem ser consumidas juntamente com o açaí, o que pode gerar promoções, parcerias e merchandising para estimular a venda de produtos associados. É sobre esta frente que vamos tratar neste post.
Açaí combina com o quê?
A procura por açaí no varejo já é parte da rotina de muitos brasileiros por causa de seu sabor e suas qualidades como alimento saudável. Por isso, quando pensar em quais mercadorias podem ser associadas e comercializadas junto com o açaí, o varejista deve partir da ideia de atender quem procura por alimentos saudáveis.
Não por acaso, o acompanhamento mais tradicional do açaí é a granola, por ser um alimento rico em fibras que ajuda na prevenção de doenças e no bom funcionamento do intestino. Se você vende açaí, precisa vender granola. E precisa sempre lembrar seus clientes disso, de que o estabelecimento também vende granola. Isso pode ser feito de forma simples, no caixa, por exemplo, sempre que o cliente passar um pote de açaí. Ou você pode colocar avisos ou até mesmo um display com granola mais próximo do freezer onde está o açaí.
Além disso, não deixe de acompanhar o estoque de granola e também avaliar a variedade de marcas, preços e também características do produto. No caso de um estabelecimento de pequeno porte, pacotes em menor quantidade podem ter mais saída quando um cliente leva para casa um pote de açaí da Selfsy. Talvez o cliente precise de granola apenas para aquele dia, aquele momento.
Junto com a granola, um dos acompanhamentos preferidos dos consumidores de açaí são as frutas. Banana, maçã e morango despontam como as preferidas, mas há quem também goste de açaí com kiwi, por exemplo. Ter essa informação em mente é importante para reforçar junto aos clientes que compram açaí que o setor de frutas da loja foi abastecido, caso queiram incrementar o sabor do produto.
Outras combinações para observar
Além da granola e das frutas, o que o varejista pode fazer também é pesquisar nos estabelecimentos que vendem açaí na tigela o que está sendo comercializado como acompanhamento. Ele verá que a lista é grande e que a maioria dos acompanhamentos aumenta consideravelmente a quantidade de calorias. A lista inclui leite condensado, leite em pó, creme de leite, coco ralado, paçoca, sucrilhos, mousses, amendoim, farinha láctea, chocolates e até biscoitos.
Para não errar no alvo, a sugestão é procurar saber qual o hábito de consumo dos clientes da loja que compram açaí. Importante descobrir se eles preferem o acompanhamento saudável ou o acompanhamento mais calórico preferido por atletas e esportistas em geral. Ter estas informações ajuda a traçar não só a oferta das mercadorias que podem ser associadas ao açaí, mas também um posicionamento do varejista e da loja. Por exemplo, a posição pode ser de sempre associar o açaí ao que é saudável. Bem comunicado, isso será visto com bons olhos pelos consumidores que estão igualmente preocupados com bem-estar e qualidade de vida.
Combine com os fornecedores
O comerciante pode recorrer aos fornecedorespara encontrar formas criativas e eficientes de vender mais mercadorias com o açaí no varejo. A experiência do fornecedor, como no caso da Catarinense Distribuidora, dona da linha de açaí Selfsy, pode ajudar a identificar quais produtos, qual melhor posicionamento dos produtosassociados na loja, quais promoções, quais ações de merchandising pode ser feitas para gerar vendas casadas. Por exemplo, no calendário promocional podem constar ações que tenham este foco de vender açaí com mercadorias associadas.
Um fornecedor pode também fazer a ponte com outro fornecedor para estreitar o relacionamento com o varejista e disso gerar ações que incrementem a venda de mais de um produto. Ou ainda, como no caso da Selfsy, a busca de apoio pode incrementar a própria oferta de produtos associados ao açaí, como a linha de polpas de frutas da marca. O varejista, neste caso, ganha duas vezes. Além de mais um produto com grande potencial de venda junto ao consumidor que busca por alimentos saudáveis, pode ter um freezer exclusivo e que pode ser posicionado mais facilmente dentro da loja.
Quer saber mais sobre venda de mercadorias associadas ao açaí? Consulte a Selfsy.